Melhor suplemento para ganhar massa muscular
Aumente sua massa muscular com o melhor suplemento disponível no mercado
Atualizado em maio de 2024
Por Equipe de Redação
Algumas pessoas não conseguem consumir a quantidade necessária de determinados nutrientes no dia a dia, seja por falta de tempo ou por restrições alimentares, neste caso, os suplementos podem apresentar resultados positivos e até mesmo contribuir com o ganho de massa muscular. Mas claro, nada substitui o treinamento, por isso é tão importante a avaliação de um nutricionista, só ele poderá fazer um diagnóstico mais preciso. Neste artigo, avaliamos alguns dos melhores suplementos do mercado e trouxemos aqui uma análise completa para você.
Nossa Análise
A creatina é um suplemento formado por 3 aminoácidos que é produzido pelo nosso próprio corpo e sintetizado principalmente pelo fígado. Amplamente utilizado por atletas e fisiculturistas para melhorar o desempenho físico e aumentar a massa muscular, a creatina também pode pode ser encontrada em alimentos como carne vermelha, peixes e frango. O corpo humano produz naturalmente em torno de 1g de creatina por dia, o que é considerada uma quantidade baixa, que não atende às necessidades do corpo. Por isso, para manter bons níveis, é recomendada uma dieta com alimentos ou suplementos ricos em creatina. Em média, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) indica o consumo de 3g por dia, todos os dias. No entanto, é possível alterar a dosagem conforme a sua necessidade.
Prós
- Melhora o desempenho físico
- Age na recuperação muscular
- Ajuda a evitar a fadiga
- Favorece a atividade cerebral
- Previne fraturas em idosos
Nossa Análise
O Whey protein é um suplemento proteico feito com o soro do leite de vaca, ovelha ou cabra, que ajuda a aumentar a força e o rendimento físico durante os treinos. Além disso, o suplemento melhora a recuperação do músculo após os exercícios e aumenta a produção de músculo. A quantidade de Whey protein varia de acordo com as necessidades nutricionais e o consumo diário de proteínas. No entanto, no geral se recomenda diluir de 20 a 30g do suplemento em água ou suco e beber antes ou até 2 horas após os treinos de resistência. Lembrando que o corpo não absorve mais que 30g de whey por dia, sendo assim, valores diários acima disso, em alguns casos, podem trazer riscos.
Prós
- Aumento de massa muscular
- Fortalecimento do sistema imunológico
- Eleva o tempo de saciedade
- Maior desempenho na prática de atividades físicas
Contras
- O consumo desregulado pode sobrecarregar o rim e comprometer sua saúde
Nossa Análise
BCAA é a sigla em inglês para Branched Chain Amino Acids, que significa Aminoácidos de Cadeia Ramificada. Essa cadeia é formada pela combinação de três aminoácidos, sendo eles a leucina, a isoleucina e a valina, que também podem ser consumidos através de uma alimentação rica em proteínas animais ou vegetais. O objetivo deste suplemento é reduzir a fadiga e ajudar no ganho de massa muscular. O BCAA pode ser ingerido tanto no pré quanto pós-treino, pois age de maneira significativa para a redução de perda de massa muscular que pode ocorrer durante e após os exercícios. No pós-treino, ele atua de forma eficaz na recuperação do tecido muscular e na melhora gradativa do sistema imunológico.
Prós
- Ajuda no ganho de massa muscular
- Melhora o sistema imunológico
- Ajuda na recuperação do tecido muscular
- Auxilia na concentração durante os exercícios
Contras
- O consumo em excesso pode ocasionar o aumento das taxas de gordura